Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino
Em busca de atender as demandas da sociedade contemporânea, as TICs assumiram um papel importante no ambiente educacional, intensificando o processo de ensino-aprendizagem, despertando mais interesse e potencializando novas habilidades nos alunos. No entanto, as implementações dessas tecnologias não podem ser superficiais, mas devem estar contextualizadas e entrelaçadas com os objetivos a serem alcançados. No ensino de ciências e biologia, as TICs possuem papel chave para tornar o abstrato em real, evidenciando processos, que na maioria das vezes ficam restritos a teorias e/ou imagens hipotéticas. As TICs podem então, tornar o estudo mais autêntico e prático, o que instiga os alunos nesse percurso, fomentando maior assimilação e produtividade.
Os objetos de aprendizagem são ferramentas que auxiliam na
construção de saberes, ou seja, não servem somente para preencher lacunas, mas
sim, para promover uma educação personalizada, instigadora e diferenciada. São
infinitos os tipos de objetos de aprendizagem que podem ser desenvolvidos e
utilizados (jogos, maquetes, vídeos, simulações, etc.), porém todos, devem
oferecer suporte ao ensino, contextualizando o conteúdo trabalhado. Esses
objetos não podem ser implementados de forma isolada, mas devem estar alinhados
com uma linha de raciocínio, uma sequência didática, no intuito de intensificar
o processo de aprendizagem, fomentando uma aproximação da teoria com a
prática.
Exemplo 1: Objeto de aprendizagem para o ensino de botânica.
Fonte: Disciplina de EDP III (2018) - Licenciatura em Ciências Biológicas
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