Proposta de plano de aula com a utilização de vídeos como ferramenta de ensino e aprendizagem em ciências

            Inúmeros vídeos podem ser utilizados na sala de aula para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, é necessário fazer o uso correto desse material audiovisual, no intuito de se tornar um agregador de conhecimento, e não somente um passatempo para os alunos. 

        Os vídeos não devem ser utilizados como tapa buraco ou enrolação, mas sim, é necessário que esse material tenha relação com o conteúdo abordado pelo professor, e seja discutido em algum momento, oportunizando reflexões pertinentes ao contexto educacional.



 

   Os vídeos podem ser utilizados como forma de sensibilização dos alunos sobre uma determinada temática, como uma ilustração, simulação, ensino de algum conteúdo ou forma de produção. 

     Nesta publicação, apresentamos um exemplo de plano de aula, que demonstra como o ensino da temática de vacinas pode ocorrer na disciplina de Ciências no 7º ano, por intermédio do fragmento de uma série, que contextualiza e permite reflexões sobre a temática que será trabalhada pelo docente:. 


Para ter acesso completo ao plano de aula, acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1pc0tLz8PlDsKZfA2vGKOzYFgCrS22TMJ/view?usp=sharing



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wordwall

Simulador PhET e o Ensino